Semana do Corretor SI: conheça a profissão de corretor de imóveis

Platão afirmou que “Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama”, frase que define tão bem a corretagem. Ser corretor de  imóveis é inspirar e realizar sonhos! Em homenagem a Semana do Corretor RE/MAX Seu Imóvel, hoje nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a profissão de corretor de imóveis e como ela pode mudar a sua vida!

Como surgiu a corretagem:

A profissão de corretor de imóveis já existia no Brasil desde o período colonial, sendo uma fase de crescimento e constante fluxo migratório para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Na época, as mercearias serviam de ponto para anúncios de classificados, que eram colados nas paredes e divulgavam aluguéis de quartos em pensões, casas e terrenos. Com isso, os corretores de imóveis eram conhecidos como Intermediadores de Negócios.

Já no século XX, com a industrialização, houve a implantação de fábricas, e, agora, o Intermediador de Negócios passa a ser conhecido como Agente Imobiliário. A partir desse avanço, a evolução da corretagem progrediu e se especializou!

No ano de 1937, no Rio de Janeiro, surgiu o primeiro sindicato dos Corretores de Imóveis, e em 1942 a profissão foi oficializada pelo Ministério do Trabalho.

As primeiras imobiliárias surgiram em 1950, o que mostrou a necessidade da fiscalização da profissão para que esta siga as diretrizes. Então, 12 anos depois são criados o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e os Conselhos Regionais (CRECI’s), regulamentando a profissão! 

Em 1978, o Congresso Nacional aprovou a Lei 6.530 e seu decreto regulamentador nº 81.871/78, criando o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (T.T.I.) e elaborando o Código de Ética do Corretor de Imóveis, além de eleger o dia 27 de agosto como o “Dia do Corretor de Imóveis”!

O que é a profissão:

Com o certificado do curso de TTI em mãos, você, corretor de imóveis, torna-se o profissional responsável para atuar com intermediação imobiliária, tanto na compra, venda, locação ou até mesmo permuta de imóveis! 

O corretor atua com a parte jurídica e burocrática também, preparando documentos, firmando contratos, fazendo vistorias dos imóveis e dando suporte de todas as informações necessárias ao cliente. 

Você pode escolher também se deseja ser profissional autônomo ou filiado a uma imobiliária. O corretor empreendedor RE/MAX Seu Imóvel possui suporte exclusivo quanto ao marketing, relacionamento com o cliente, captação de imóveis, anúncios de venda e/ou locação, além de vários outros benefícios!

Quanto o corretor de imóveis ganha:

Apesar de não possuir renda fixa, as estimativas são que esse profissional pode receber de 4 a 6% do valor do imóvel intermediado. Por possuir renda variável, para se tornar um corretor de imóveis de muito sucesso, você deve ter habilidades únicas para cativar clientes!

Algumas dicas para o corretor iniciante:

Para quem tá iniciando, é a hora de descobrir o seu perfil e como isso ajuda o seu relacionamento com os clientes! Você é extrovertido ou introvertido? Um dos principais segredos é ouvir com atenção o que o seu cliente deseja, só assim você vai ajudá-lo a encontrar o seu imóvel ideal!

Outras dicas são:

▸ Seja motivado e resiliente! Você não vai conseguir vender todos os imóveis do mundo, mas com certeza vai adquirir muuuita experiência e muita sabedoria!

▸ Use a internet a seu favor! Monte o seu portfólio mostrando em suas redes sociais o que você faz e como trabalha, explore portais imobiliários, crie seu blog, realize cursos, oficinas e afins. Participe ativamente do que a internet proporciona.

▸ O que você pode aprender com quem tá a mais tempo na área da corretagem? Ouça e aprenda!

▸ Organize roteiros e estratégias para captação de clientes.

Lei Nº 12.236

Conforme a Lei Nº 12.236, de maio de 2010, o corretor de imóveis deve:

▸ Checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, e repassar as informações para o comprador;

▸ Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação. Inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto, taxas de mobiliário das áreas comuns e de entrega do imóvel;

▸ Zelar e cumprir o código de ética da classe;

▸ Responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido causados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

 

Conforme a frase de Platão lá do início do texto, a corretagem é um ato de amor. O corretor de imóveis é uma inspiração, é o responsável por entregar a chave do sonho de tantas famílias, é um verdadeiro agente de sonhos

Nessa Semana do Corretor SI, a RE/MAX Seu Imóvel está preparando uma série de surpresas para nossa equipe de corretores e corretoras! É por e para vocês, nossa família! Acompanhe nossas redes e curta nosso conteúdo 

Fonte: IBRESP, Praedium e Chaves na Mão