4 motivos para investir em imóveis e como planejar

Historicamente, os imóveis são uma das formas mais seguras de investimento e, por isso, sempre chamou atenção de quem busca solidez, rentabilidade e bom retorno financeiro. 

Embora ainda estejamos passando por um momento de crise, o mercado imobiliário se mostra otimista e com bons resultados desde o início da pandemia. Fazer este tipo de investimento traz inúmeros benefícios, pois  ao contrário do que acontece com veículos, por exemplo, os imóveis só tendem a valorizar-se com o tempo.

Se você está em dúvida se é realmente é uma boa alternativa, acompanhe esta leitura e fique por dentro das vantagens e dicas de planejamento.

Entenda quais são as vantagens de fazer um investimento imobiliário

O primeiro deles é um dos mais visados: a valorização a curto, médio e longo prazo. Segundo dados divulgados pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), nos últimos 10 anos a valorização dos imóveis foi de 9,4% ao ano, isso significa 44% a mais que os rendimentos da poupança no mesmo período. Além disso, com os juros baixos e ofertas de crédito, o setor deve ficar em evidência por muito mais tempo.

Quem já investe há algum tempo ou está pesquisando sobre o assunto sabe que baixos riscos tendem a ser relacionados a baixos rendimentos. No entanto, não é isso o que acontece com imóveis. Dificilmente, o valor do imóvel comprado diminuirá com o passar do tempo e, consequentemente, o risco de perder dinheiro neste tipo de investimento é muito menor.

A rentabilidade é outra vantagem para quem investe neste segmento. Isso ocorre pelas possibilidades de você poder ter uma renda extra através do aluguel deste imóvel, que pode se tornar uma fonte  para novos investimentos, ou mesmo vendê-lo por um valor mais alto em um futuro próximo. Ainda neste quesito, a taxa de retorno é superior a de outras opções, como os títulos do Tesouro Direto, por exemplo.

Outro ponto positivo que vale ressaltar são os benefícios fiscais advindos do investimento, ou seja, os juros, impostos sobre a propriedade, o valor crescente e a ser pago no aluguel, valores referentes a seguros. Tudo isso gera uma rentabilidade constante para o investidor e sem dores de cabeça com as oscilações do mercado financeiro.

Como fazer um investimento imobiliário?

Agora que você já conhece todas as vantagens deste tipo de investimento chegou a hora de aproveitá-las! Antes de ir para a prática, é preciso se atentar a alguns pontos para fazer o melhor negócio. Por isso, listamos também um passo a passo para você se planejar e investir de forma segura.

Reserve uma renda mensal

Uma das formas mais comuns de aquisição de imóveis é através do financiamento e isso demanda organização financeira, por isso reserve mensalmente uma quantia do seu orçamento mensal para este finalidade e monitore sempre as entradas e despesas.

Escolha um bom imóvel

Este passo é fundamental para se fazer um bom investimento. Construtoras e imobiliárias oferecem diversas opções no mercado, por isso você deve pesquisar bastante e buscar aquele que mais atende às suas expectativas.

Uma boa dica é analisar a localização do imóvel, as condições da estrutura física e outros aspectos que agregam valor ao empreendimento, considerando a margem segura do seu orçamento.

Procure um bom profissional

Pesquisar previamente sobre a lucratividade esperada, entender quais as despesas relacionadas ao imóvel, tudo isso deve ser avaliado com bastante atenção na hora da aquisição. Por isso, contar com ajuda profissional pode ser o mais indicado para evitar falhas no processo e dores de cabeça com o investimento.

Com a Seu Imóvel você não se preocupa com estas questões e nem com a burocracia da negociação. Nossos especialistas estão prontos para orientar você a fazer o melhor negócio. Entre em contato e tenha mais informações.