Dicas para fotografar um imóvel e vender mais rápido

O primeiro contato de algum possível interessado com um imóvel é realizado, muitas vezes, através das imagens disponibilizadas na internet. Os resultados dos anúncios também estão intimamente ligados à elas. 

Segundo um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), cerca de 79% das empresas do segmento imobiliário decidiram adiar os lançamentos em 2020.

No entanto, a pandemia não foi algo passageiro e ainda estamos vivenciando os seus efeitos. Com isso, a adaptação ao cenário atual foi de extrema importância, pois se as pessoas já apresentavam uma tendência a analisar fatores e a comprar online, agora este comportamento se intensificou.

Logo, muitas imobiliárias e corretores fortaleceram a presença digital e começaram a mostrar mais opções de imóveis virtualmente. Por isso, o cuidado com as fotos de um imóvel deve ser um ponto de atenção para que seja possível destacar-se dos demais e vender rapidamente. 

Acompanhe a leitura e confira as melhores dicas para fotografar um imóvel.

1- Fique atento à organização do ambiente

Um dos segredos para fazer imagens mais atrativas e captar bem os espaços é a organização do ambiente. Antes de iniciar a sessão fotográfica, verifique os cômodos e objetos que estão nas superfícies dos móveis.

Retire peças pessoais que façam menção aos moradores atuais, caso tenha. Quadros religiosos e fotos da família podem desviar a atenção de quem está visualizando as imagens e acabar impactando negativamente na primeira impressão do imóvel.

Alguns ambientes merecem atenção especial, como a cozinha e banheiro. São cômodos que possuem muitos itens e a arrumação deles deve estar o mais fluida possível. Veja as prateleiras, se há panos espalhados ou pendurados de forma bagunçada e até mesmo alguma sujeira no local.

2- Iluminação de cômodos

Dica valiosa: evite fotos escuras e com muitas sombras. Explore ao máximo a luz natural de cada cômodo abrindo janelas e portas. Isso ajudará a tornar as imagens mais claras e nítidas aos olhos dos interessados. Além disso, já mostra-se como um ponto positivo do imóvel com uma iluminação significativa.

Outro aspecto a ser observado é a sua posição na hora de tirar as fotos. Busque posicionamentos em que você fique de costas para a fonte de luz e que permitam a análise do reflexo do feixe luminoso em espelhos e superfícies metálicas, por exemplo.

administração de imoveis

3- Fotos diferenciadas

Evite o “mais do mesmo”. Para atrair compradores e acelerar as vendas é fundamental que as suas fotos sejam diferenciadas. Isso significa captar detalhes dos ambientes e explorar novos ângulos. 

Esteja no imóvel com o olhar de quem quer comprá-lo ou alugá-lo e, com isso, identifique o que chama mais atenção e que seja o destaque daquela casa e/ou apartamento fazendo toda a  diferença na hora da escolha.

Tenha fotos em que seja possível ver aspectos dos acabamentos, detalhes de mármores, a vista da janela e varanda. Importante que não deixe aparecer os elementos conhecidos como limitadores, ou seja, batentes e linhas do teto.

4- Fotos em alta resolução

Este item complementa o anterior, pois fotos diferenciadas são aquelas que também possuem uma ótima qualidade. Seja com o celular ou câmera, é essencial evitar tirar fotografias pixeladas e/ou desfocadas, por isso opte pela resolução máxima alcançada pelo dispositivo e certifique-se de tirar várias fotos para evitar problemas.

Vale também lembrar da importância da edição das fotos. Um dos programas mais conhecidos para isso é o Photoshop, no entanto, se você não domina a ferramenta, não precisa se preocupar.

Atualmente, há diversas opções disponíveis que fazem o mesmo trabalho de forma simplificada e até mesmo pelo próprio smartphone. Alguns deles são:

  • Adobe Lightroom
  • Afterlight
  • Autodesk Pixlr
  • BeFunky Photo Editor
  •  Cupslice Photo Editor

Cuidados extras

Para te ajudar a tirar fotos incríveis, temos ainda algumas dicas extras:

  • Se o dia estiver nublado, opte por remarcar ou tenha a ajuda de uma boa iluminação artificial. Lembre-se do que falamos anteriormente, nada de fotos escuras;
  • Não esqueça de tirar fotos da fachada do imóvel. Esta é, literalmente, a porta de entrada dos sonhos e muitas pessoas querem saber do seu aspecto, tanto quanto do interior da casa ou apartamento.
  • Fotografe elementos como o terraço, churrasqueira, garagem, piscina. São pontos essenciais que encantam os interessados.

Cuidados na hora da publicação

Na hora publicar as fotos e fazer o anúncio é preciso ter alguns cuidados. A principal dica é: comece a vender o imóvel já na primeira foto. Ela será uma das responsáveis por chamar a atenção dos visitantes do site e fazer com que vejam as outras informações.

Por isso, na sequência de fotos opte por mostrar primeiro o que há de melhor no imóvel, aquilo que mais enche os olhos e influencia na decisão de compra. 

Depois de todas estas dicas você está pronto para tirar as melhores fotos e potencializar a venda de imóveis. Para acompanhar outros conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais e fique de olho no nosso blog!