Crédito imobiliário: entenda como funciona

Está cada vez mais acessível adquirir um financiamento para conquistar o tão sonhado imóvel, seja casa ou apartamento. Conhecer o que é, os tipos disponíveis  e o processo para solicitar, é o primeiro passo. Se você tem dúvidas sobre estas questões e quer saber como garantir aprovação, confira as dicas deste post!

Entenda a diferença entre Crédito Imobiliário e Financiamento 

Este é um ponto importante que você deve entender. Na verdade, o crédito imobiliário possui algumas modalidades. Para exemplificar, veja a seguir:

  • A primeira maneira diz respeito ao crédito que pode ser utilizado na compra de imóveis, tanto novos quanto usados. Também é possível utilizá-lo para adquirir da categoria residencial ou até mesmo comercial.

A depender do banco o qual você esteja solicitando este crédito, há a possibilidade de usar este dinheiro para comprar materiais para utilizar na obra de construção ou reforma de um imóvel.

  • A segunda possibilidade de financiamento ocorre no momento em que você opta por utilizar sua casa ou apartamento como uma espécie de garantia.

Conheça os principais tipos desse financiamento

Agora que você já sabe quais são as modalidades de financiamento do crédito imobiliário, chegou a hora de conhecer os tipos de acordo com os sistemas disponíveis. Cada um deles tem uma forma diferente de operação, por isso é fundamental que você entenda as características para saber qual atende melhor à sua realidade.

Sistema Financeiro de Habitação

O SFH, ou seja, o Sistema Financeiro de Habitação, é considerado o principal modo de financiamento imobiliário. Uma das grandes vantagens que faz dele o mais procurado é a possibilidade de usar o dinheiro do FGTS para comprar uma casa ou apartamento e ainda com taxas de juros reduzidas.

No entanto, há uma limitação do valor investido. Em outras palavras, ele cobre financiamentos somente em que o valor máximo seja, em média, até R$ 750 mil, em alguns estados do Brasil.

Além disso, só é permitido ao banco financiar até 90% do total do imóvel e cada parcela só deve comprometer até 30% da renda mensal do comprador.

Sistema Financeiro Imobiliário

Outro tipo de crédito imobiliário é o SFI. Neste quesito, é indicado para casos que ultrapassem o valor de R$ 750 mil, como citamos, valor limite do SFH. Ademais, o Sistema Financeiro Imobiliário cobre determinados tipos de imóveis que não se enquadram no anterior, por exemplo, os tipos comerciais.

Nesta modalidade, diferentemente do SFH, não há uma restrição relacionada ao percentual de renda comprometida com as parcelas, com isso, também não há valor máximo na hora de avaliar o imóvel e o financiamento pode ser de 80% até 90% do valor do imóvel.

Veja como é fácil solicitar seu financiamento com a Seu Imóvel

O Grupo Seu Imóvel é focado na satisfação dos clientes. Para isso, pensamos sempre em trazer inovações e facilidades imobiliárias. Entre elas, está a parceria com a Nummis, empresa correspondente bancária com mais de 10 anos de experiência no ramo, que pode tornar o processo de solicitação de crédito muito mais prático e seguro.

Com o Grupo Seu Imóvel e a Nummis, você tem acesso aos principais bancos para escolher a melhor modalidade de crédito imobiliário e as melhores condições para realizar o sonho da compra do seu imóvel. Entenda como é o processo para solicitar o seu agora mesmo:

1- Faça uma simulação

Entre em  contato com um de nossos consultores e receba todas as informações de como realizar uma simulação de empréstimo. De forma simples e prática, você pode fazer este processo virtualmente apenas preenchendo alguns campos. Após isso, a própria Nummis envia as condições dos bancos para sua análise. 

2- Aguarde a análise de perfil

Você não precisa fazer mais nada! Nesta etapa, a empresa realiza uma análise para entender um pouco melhor o seu perfil. Com isso, será oferecida a melhor solução pra você. 

3- Em seguida, análise de crédito

Após análise do seu perfil, uma proposta será avaliada pelo banco para a análise do seu crédito. O banco, por sua vez, avaliará a documentação do comprador, do imóvel e do vendedor para, então, dar a resposta final.

4- Assine seu contrato!

Pronto! Com tudo aprovado pelo banco  é a hora de emitir o contrato e agendar sua assinatura! Depois de assinar é só registrar o imóvel no cartório e receber suas chaves! 

Não deixe de acompanhar nosso Instagram, Facebook e Youtube para ficar por dentro de assuntos como este.

Se você quer ter mais informações de como solicitar o seu crédito imobiliário ou deseja pesquisar o imóvel ideal, fale conosco pelo WhatsApp clicando aqui.

Categorias Blog