Adquirir um imóvel é uma decisão importante que precisa ser pensada com calma. É necessário planejamento financeiro e muito tempo de pesquisa. Mas será que existe um momento ideal para ter a casa própria?
A resposta é sim! Tudo tem seu tempo. Comprar um imóvel, independente de como for a forma de pagamento, é um custo muito alto. Então, é preciso cuidado para o seu orçamento mensal não ser totalmente comprometido com a aquisição do novo patrimônio.
Por isso, separamos abaixo algumas dicas importantes para ajudar você a se preparar para comprar uma casa. Boa leitura!
Fique atento às dívidas
Como dito anteriormente, é preciso muito planejamento para fazer uma compra assertiva. Não adianta se comprometer com outra dívida, sendo que você ainda tem várias para pagar, concorda?
Por isso, é importante que você analise suas dívidas e quite o que puder. Caso seu nome esteja negativado, também é interessante fazer uma negociação diretamente com a instituição ou verificar as oportunidades disponíveis no SPC e Serasa.
Poupe dinheiro
Quanto maior a entrada ao comprar o imóvel, menores serão as parcelas no futuro. Se organize financeiramente e tente poupar dinheiro. O valor para dar de entrada varia em torno de 30% do preço do imóvel, porém alguns programas do governo exigem apenas 10%.
Outra alternativa para conseguir dar um bom valor de entrada é usando o FGTS. O saldo pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor, pagar parte ou valor total da compra e quitar as parcelas do financiamento.
Entenda as suas necessidades
Estude bem as suas necessidades. Você quer um imóvel grande para toda a família ou é melhor um apartamento perto do trabalho? Prefere morar em uma área residencial ou comercial?
Entender esses pontos é fundamental para iniciar o processo de compra e escolher a moradia que mais se adequa às suas necessidades a curto e longo prazo.
Esse conteúdo foi útil para você? Fique atento às atualizações do nosso blog.