Casa ou apartamento: qual a melhor opção?

Você está em busca de um imóvel para ser o seu novo lar e a dúvida surgiu: casa ou apartamento, qual a melhor opção?

Já vamos adiantar que não existe esta história de que um é melhor que o outro, já que ambos possuem prós e contras. No entanto, há sim aquele que mais se encaixa na sua rotina e, com isso, torna-se a alternativa ideal para você e sua família. 

Neste post você conhecerá os pontos positivos e negativos que ajudarão a decidir qual a melhor opção, se casa ou apartamento. Vamos lá? 

Casa: conheça as vantagens e desvantagens

Primeiro, é interessante conhecer bem o seu perfil e características da sua rotina. Por exemplo, você é do tipo que gosta de receber os amigos todo final de semana, organizar aquele encontro caseiro com pessoas que há anos não se viam? Contudo, no momento que está sozinho gosta de tranquilidade?

Se você se identifica com esta descrição, a casa pode ser a melhor alternativa. Veja as vantagens:

Espaço reservado e privativo

Quem mora em casa tem a vantagem de ter um espaço mais amplo sem a necessidade de dividir com terceiros, caso não queira. Trata-se de um ambiente mais reservado em que você pode desfrutar do silêncio, sem incômodos de vizinhos barulhentos. 

Se você é o vizinho barulhento, também é uma ótima opção, uma vez que, terá mais liberdade de viver a sua rotina da forma como é: chegando mais tarde, ouvindo uma música mais alta.

No entanto, atente-se para o fato de que não há moradores nos andares superior e inferior, mas pode haver nas laterais. Neste caso, sempre vale o bom senso.

Não é necessário seguir regras gerais

Em determinados condomínios é comum haver regras sobre animal de estimação, uso limitado de instrumentos musicais, isso ocorre porque é preciso conciliar a vivência entre os moradores do local.

Se você não se encaixa com esse perfil e sente dificuldade em lidar com tais regras, morar em casa continua sendo uma boa alternativa.

Espaço de lazer privativo

Condomínios oferecem uma ampla área de lazer, no entanto, é algo compartilhado com todos os condôminos. Para muitas pessoas isso não é um problema, mas para aquelas mais reservadas e que gostam de privacidade, pode ser.

Quem mora em casa e possui um espaço extra, seja com piscina ou uma extensão para usufruir de forma livre, tende a vivenciar ali momentos sozinhos ou com pessoas selecionadas, como amigos e familiares. 

Como nem tudo são flores, conheça algumas desvantagens:

  • a segurança fica a cargo do próprio morador que, se quiser algo mais eficaz, terá que contratar um serviço extra;
  • caso você seja uma pessoa que viaja bastante, não é uma opção indicada, já que a casa ficará muito tempo sem ninguém, facilitando episódios de insegurança;
  • gastos com manutenção de equipamentos ou reformas podem ser maiores, uma vez que ficará a cargo de apenas uma pessoa.

Apartamento: conheça vantagens de desvantagens 

Se você chegou até aqui e sentiu que as características de uma casa não fazem parte do seu perfil e ainda está inseguro, confira agora as vantagens e desvantagens de morar em apartamento.

Segurança

Sem dúvidas, uma das vantagens que mais “convence” quem ainda está na dúvida. Quem mora em apartamento pode contar com o sistema de segurança que os condomínios oferecem.

Na grande maioria, há a presença de câmeras, circuitos de alarmes, entrada liberada somente após identificação, biometria de identificação e até mesmo trancas eletrônicas.

Em outras palavras, há muitas “barreiras” protetoras até chegar à porta do seu apartamento.

Interação 

Se você é uma pessoa altamente comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e de estar em constante troca, morar em apartamento é a melhor opção.

 Há muitas possibilidades de conversas, seja nos momentos na área de lazer compartilhada, nas assembleias agendadas ou mesmo nos corredores do prédio.

A convivência com pessoas de diferentes idades é um ponto positivo para quem adora fazer novas amizades.

Espaço otimizado

Casas costumam ter um espaço bem maior e, para algumas pessoas, isso é sinônimo de problema, pois significa a necessidade de demandar mais tempo para a limpeza, mas gasto para manutenções, entre outros.

Os apartamentos costumam ser mais compactos e com ambientes otimizados. No entanto, vale lembrar que o tamanho do seu lar depende do que você mais deseja e há inúmeras opções de apartamentos que continuam a ser funcionais mesmo sendo bem amplos.

Em contrapartida, também há desvantagens, como:

  • autonomia de uso dos espaços comuns reduzida;
  • privacidade mais limitada ao interior do apartamento;
  • regras referentes aos animais de estimação e volume de som.

Faça a sua melhor escolha com o Grupo Seu Imóvel

Esperamos que todas estas dicas tenham ajudado você a identificar qual a melhor opção: casa ou apartamento. Se já está decidido ou ainda quer ver sugestões de imóveis para realmente tomar a decisão, entre em contato com nossos consultores.

São inúmeras casas e apartamentos para você fazer a melhor escolha do seu lar. 

Categorias Blog