Alugar ou comprar um imóvel é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão em busca da independência. Ambas são soluções viáveis e que podem se encaixar em sua realidade.
Está difícil escolher? Então, confira este artigo que fizemos especialmente para você.
O que é preciso levar em conta antes de comprar ou alugar?
Antes de mudar para um imóvel, seja ele próprio ou alugado, é preciso levar em consideração vários fatores. O primeiro deles é o seu orçamento mensal.
Você está se organizando financeiramente? Se possível, procure se livrar do máximo de dívidas que puder para realizar uma transição segura e tranquila.
Procure localidades que você gostaria de morar e após isso pesquise os valores das propriedades. Se informe sobre os aluguéis e as parcelas de financiamento dos imóveis da região que mais lhe agradou.
Caso opte pelo aluguel, você precisa se atentar a detalhes importantes, como: valor do condomínio, caução, abastecimento de água, luz e se o gás também está incluso.
Se a sua opção for a compra, analise bem as taxas de juros, valor das parcelas, taxas administrativas e as condições oferecidas pelo banco que você optar realizar o financiamento. O mais importante é conferir se você conseguirá arcar com uma dívida a longo prazo.
Vantagens e desvantagens de comprar uma propriedade
Como toda decisão, comprar um imóvel traz vantagens e desvantagens. Abaixo, listamos algumas delas para você.
Pontos positivos: possibilidade de adquirir renda extra alugando a propriedade; liberdade para fazer as modificações que você quiser na estrutura; construção de patrimônio, pois o bem é seu; e a valorização, pois dependendo da região, o valor do imóvel permanecerá o mesmo caso você opte pela venda posteriormente.
Pontos negativos: arcar com parcelas de financiamento que duram vários anos, além de arcar com taxas de juros e administrativas.
E quais as vantagens e desvantagens de alugar?
Se a sua o aluguel é a alternativa que mais se encaixa em sua atual realidade, confira abaixo os pontos positivos e negativos.
Pontos positivos: flexibilidade para mudar de localidade; menor custo a curto prazo e flexibilidade de contrato, opção que não é permitida em um financiamento.
Pontos negativos: pagar por um imóvel que não é seu; falta de liberdade para modificar a estrutura; além de ter que arcar com um compromisso diretamente com o dono do imóvel.
Qual opção vale a pena?
Essa pergunta só você pode responder. Se você gosta de mudar constantemente de lugar ou não tem como arcar com as parcelas de um financiamento de imóvel, o aluguel é a melhor opção.
Se está em busca de estabilidade, tem dinheiro para dar entrada em um imóvel e consegue arcar com parcelas a longo prazo, vale a pena considerar a compra.
Está em busca de um imóvel de fácil localização e que atenda todas as suas necessidades? Fale com um dos nossos corretores, clicando aqui e encontre a sua casa dos sonhos.