O fiador de aluguel é um intermediário para selar um contrato de locação. Ele é a pessoa destinada a garantir o pagamento da dívida do inquilino. Pode ser um familiar ou amigo próximo.
Mas, muitas vezes, conseguir um fiador para finalizar o aluguel de um imóvel quase sempre é uma tarefa complicada e constrangedora. Por isso, separamos abaixo três maneiras de alugar uma casa sem a necessidade de contactar um fiador.
Depósito caução
Uma das alternativas mais conhecidas para locar um apartamento sem um fiador é por meio do depósito caução. A modalidade consiste em uma garantia que, geralmente, corresponde a cerca de 3 vezes o custo total da locação.
A caução é utilizada como uma garantia caso o inquilino deixe de pagar o aluguel ou entregue o imóvel com irregularidades e a necessidade de reparos.
Seguro-fiança
O seguro-fiança é uma garantia locatícia na qual a seguradora contratada se responsabiliza pelo pagamento do aluguel caso ocorra inadimplência. A cobertura também inclui o pagamento de IPTU, condomínio e demais taxas do imóvel. A contratação do seguro varia cerca de um aluguel por ano.
Título de capitalização
O processo do título de capitalização envolve uma seguradora ou instituição financeira. Nele, o inquilino adquire um título que funcionará como uma poupança atrelada à locação.
O valor que será pago mensalmente é negociado antecipadamente entre as partes e nenhum dos envolvidos pode mexer no dinheiro até o final do contrato. Quando não é constatado atrasos no aluguel ou problemas no imóvel, o valor das parcelas é devolvido ao inquilino.
Gostou do conteúdo? Fique atento ao nosso blog e saiba todas as novidades sobre o mercado imobiliário.